Tutoriais

Como retocar fotos de decoração de ambientes com o Photoshop

Você acaba de fotografar um ambiente decorado e descobre que tem um detalhe na foto que acabou com a imagem. O que fazer?

Esse sempre foi um grande problema para fotógrafos de arquitetura e decoração que antes da invenção do Photoshop eram obrigados a andar com uma grande equipe de produção que “redecorava” os ambientes limpando as cenas de objetos pessoais e outras distrações antes da sessão de fotos. Lembro de um caso nos anos 1980 onde até o paisagismo de uma casa foi refeito para as fotos de uma famosa revista de arquitetura.

 

Still do vídeo com os elementos a serem eliminados marcados em vermelho

 

Como estamos no século XXI o canal PHLEARN, um dos melhores lugares para se aprender a usar o Photoshop, acaba de postar um tutorial em vídeo bem completo explicando como retocar elementos e distrações de uma foto de um ambiente para simplificar e melhorar a imagem.

O vídeo que tem 32:00 minutos é longo mas muito didático. Se você não tem paciência para vê-lo inteiro de uma vez basta ver aos poucos seguindo mais ou menos essa lista de funções das quais o vídeo trata:

  • Remover objetos com a ferramenta Spot Healing Brush do Photoshop

A ferramenta Spot Healing Brush (Pincel de Recuperação de Manchas em português) é perfeita para remover objetos em um pano de fundo simples. Neste exemplo do vídeo é feita a remoção de ganchos de parede com a ferramenta. Os ganchos estão colocados em uma parede branca o que os torna mais fáceis de remover.

  • Clonar Objetos no Photoshop

No exemplo do vídeo duas das janelas da foto são foscas e uma é transparente. As janelas de vidro fosco parecem mais limpas e simples do que a janela transparente que deixa transparecer reflexos e objetos então neste caso é interessante deixar os vidros iguais.

Para fazer isso é feita uma seleção em torno de uma das janelas foscas e em seguida é feita uma copia em uma nova camada pressionando-se CTRL/CMD + J. Em seguida a janela é inclinada pressionando-se CTRL/CMD e clicando em um dos cantos da camada transformando-a até que a janela corresponda à perspectiva da foto. Em seguida é criada uma máscara de camada para misturar a nova janela fosca na mesma foto.

  • Retocar usando a ferramenta Pincel

No exemplo um aquecedor na parede é removido da foto usando a ferramenta Brush (Pincel). Basta manter ALT/OPTN e clicar com o mouse na cor que gostaria de usar (neste caso é a cor da parede) e pintar sobre o objeto que você deseja remover. Ao se trabalhar com uma foto relativamente simples não é necessário experimentar muitas cores mas em uma foto mais complexa talvez seja necessário repetir algumas vezes a escolha de cor para ter certeza do acerto.

 

Still do vídeo com o uso de ferramenta Pincel do Photoshop

 

O vídeo é interessante mesmo para quem só fotografa retratos ou paisagens pois a explicação que faz dos recursos de remoção, clonagem e pincel do Photoshop é muito boa e ilustrativa.

Como sou da velha guarda mantive durante muitos anos algumas reservas quanto a retocar fotografias mas sabendo da necessidade de se fazer isso por uma questão de mercado e contemporaneidade larguei mão dos escrúpulos e… não é que minha fotografia melhorou?

 

Imagem final retocada

 

Pois é, estou muito mais satisfeito com os resultados que consigo hoje em dia através da pós-produção no Photoshop e ando até recuperando imagens antigas que na época em que foram tiradas considerei como fotografias de baixa qualidade.

Veja o vídeo do canal canal PHLEARN, quem sabe você não melhora suas próprias fotos…

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.