Tutoriais

Controlando o ponto de vista da câmera para contar uma história

O quê o ângulo com o qual você enquadra uma imagem tem a ver com o quê o espectador entende dela? Tudo, ou melhor, isso é parte do processo de composição de uma foto.

Para explicar melhor o assunto o Canal TravelFeels publicou um vídeo de apenas 6:00 minutos que explica como usar a câmera para contar uma narrativa. O canal é especializado em inspirar as pessoas a viajar pelo mundo ensinando a capturar a viagem ao longo do caminho em fotografia e vídeo.

O vídeo trata dos ângulos de visão de maneira simples:

  • Nível do olhos ou ângulo zero: faz com que o observador tire sua próprias conclusões sobre a imagem, depende mais do contexto em que o objeto fotografado está;

 

  • Nível superior: faz com que o sujeito da fotografia se torne menor criando um sensação de condescendência para com algo ou alguém mais fraco;

 

  • Nível inferior: faz com que o sujeito da fotografia tome força, domine a composição e nos passe uma sensação de poder.

 

O vídeo mostra também como este tipo de escolha se comporta numa abordagem de composição. Por exemplo, as vezes ao escolher fotografar de baixo para cima só para evitar mostrar um piso sujo ou um ambiente com muita bagunça acabamos dando força a um personagem sem querer, desvirtuando o que pretendíamos passar com a fotografia. É como fotografar um mendigo olhando de baixo para cima com o céu azul e limpo ao fundo: ao invés de uma pessoa miserável você acaba retratando um “santo”!

O vídeo é simples e a tradução automática funciona muito bem. Na realidade é um bom exemplo de como é possível fazer um tutorial usando quase nada. Me deu até vontade de produzir algo parecido…

PS. A imagem da capa do vídeo no Youtube não aparece no tutorial. Será que é uma montagem?

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Controlando o ponto de vista da câmera para contar uma história

Fechado para comentários.