Explore fotografias antigas através de um novo catálogo online Europeu

Um novo site chamado Europeana Photography acaba de disponibilizar  imagens dos primeiros 100 anos de fotografia provenientes de arquivos fotográficos, agências e coleções de museus de toda a Europa. Segundo o site a coleção disponibilizada agora através de uma ferramenta de busca online inclui trabalhos de importantes pioneiros da fotografia Européia como Julia Margaret Cameron, Eadweard Muybridge e o próprio Louis Daguerre, um dos inventores do processo fotográfico.

 

Cadetes do Viceroy of India ,1929 – Royal Museums Greenwich

 

O projecto faz parte do Photoconsortion, o Consórcio Internacional para o Património Fotográfico e não objetiva lucros. Seu intuito é promover e valorizar a cultura da fotografia e o patrimônio fotográfico. As fotografias são estruturadas em coleções e podem ser filtradas por país, instituição e tipo de licença de uso. Muitas das imagens disponibilizadas já caíram em Domínio Público e podem ser utilizadas livremente, o que pode ser muito importante para pesquisadores de outras áreas além da Fotografia, tais como Arquitetos e Historiadores.

 

Guerra Fashion: I would like to borrow your coat old chap, 1914 – National Library of Scotland

 

Outro detalhe importante para nós brasileiros é o de que o site pode ser explorado em Português. Para isto basta selecionar a língua desejada em uma aba no canto superior direito do site ou seguir este link que já apresentará o site traduzido.

Atualmente o Europeana Photography conta com nada mais nada menos do que 2,295,602 de imagens o que poderá garantir diversão até o fim da vida para qualquer interessado em fotografia!!!

 

Nicola Perscheid. Grand Canal, Venice, 1929 – Museum für Kunst und Gewerbe Hamburg

 

Gostei muito da curadoria chamada Fotografia Industrial na Era da Máquina e também do surpreendente fato de encontrar fotografias de São Paulo obtidas por Europeus ao fazer uma busca pela palavra “arquitetura” em português.

 

Perspectiva do Ed. Copan, 1967 – J. Heydecker

 

Visite e pesquise o arquivo Europeana Photography, você sempre pode encontrar alguma coisa interessante por lá.