Tutoriais

Como fotografar evitando reflexos de luz em pessoas com óculos

Ninguém gosta de ver reflexos de luz em retratos de pessoas usando óculos. Eu, por exemplo, não só esqueço frequentemente dos truques para evitar esse tipo de problema como também acabo sendo “especializado” em aparecer refletido nas lentes dos óculos das pessoas que fotografo. Tudo vira selfie!!!

 

Caleb Pike em still do vídeo do canal DSLR Video Shooter sobre como evitar reflexos nos óculos

 

Para que você nunca mais passe por esse problema o Canal DSLR Video Shooter postou no Youtube um tutorial bem curto sobre como iluminar corretamente pessoas com óculos para evitar brilhos indesejados na fotografia. Sim, a incidência da luz é a questão fundamental nessas dicas mencionadas no vídeo e que ajudam a remover as luzes nos óculos tanto para usuários de câmeras profissionais quanto para quem usa um smartphone.

Basicamente as dicas são as seguintes:

  • Mova a luz para cima e para baixo: se você está usando algum tipo de refletor ou foco de luz (pode ser até um simples abajur) deixe a pessoa a ser fotografada em um lugar fixo e mude a fonte de luz de posição para achar aquela onde a câmera não capta o reflexo.

 

  • Use uma grande fonte de luz suave: Utilize um rebatedor ou cubra o foco de luz com papel ou tecido para quebrar a dureza da iluminação.

 

  • Se a luz precisar estar locada lateralmente use algum preenchimento de iluminação para compensar: muitas vezes queremos efeitos criando sombras então para “amaciar” um pouco as luzes refletidas em óculos tente utilizar outro foco de luz na direção contrária ou use o flash da câmera para tentar diminuir os reflexos.

O vídeo do canal DSLR Video Shooter apresentado pelo “filmmaker” Caleb Pike é simples e não tem muitos exemplos mas dá para fazer com que a gente perceba a importância de olhar para quem estamos fotografando e tomar consciência de onde a luz da cena vem. Acredite se quiser, tem fotógrafo que nem repara no que está fotografando…

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.