Inspire-se

Rollei Redbird, um filme 35mm que só fotografa tons avermelhados

Você sabia que existe um filme que fotografa tons em uma única cor do mesmo jeito que um filme em preto e branco?

Esse é o Redbird 400 da Rollei, um filme colorido do tipo negativo “redscale” (escala de vermelhos). O Redbird é laminado de forma reversa fazendo com que a imagem seja exposta através da base do filme ao invés de ser exposta diretamente sobre a emulsão como em um filme comum. Esse processo cria fotografias em tons de vermelho, amarelo e laranja já que ao expor a película através da base a camada superior convencional de cor azul não é totalmente exposta. A camada vermelha inferior acaba filtrando a luz azul e a impede de alcançar totalmente as camadas verde e azul resultando numa imagem de aparência avermelhada.

Resultado de paisagem obtida com o filme Rollei Redbird

 

Redbird 400 é uma película com sensibilidade nominal de ISO 400 e a quantidade de cor vermelha nas imagens pode ser alterada controlando-se a superexposição na câmera. Por exemplo, quando se super expõe a imagem a coloração resultante apresenta uma paleta de cores mais amarelada.

O processo de revelação é o o conhecido C-41 utilizado para fotografia em cores portanto não há dificuldade em se revelar o filme. Já no caso da ampliação um detalhe importante é o de que é necessário dar instruções especiais para o seu laboratório para imprimir através do lado da base do filme ou então suas imagens vão sair invertidas.

Como atualmente a maior parte das ampliações fotográficas é feita através de uma digitalização esse problema é facilmente corrigido no computador.

Alguns usuários do Redbird 400 dizem que não é tão fácil assim controlar os tons através do ajuste de exposição e outros utilizam o famoso truque de “puxar” o filme, ou seja, configurar a câmera como se estivesse utilizando ISO 100 ou até mesmo ISO 1000 ao invés do ISO 400 original do filme.

Apresentação em cartucho do filme Rollei Redbird

 

No mercado brasileiro o Redbird 400 da Rollei pode ser encontrado em alguns sites de leilão por preços próximos a R$40,00. Atente para o fato de que a maioria dos produtos já é vendido com a data de validade vencida e não existem informações muito claras se a fabricação do Rollei Redbird 400 foi suspensa ou não.

O site da rolleifilm.com americana é muito simples e quando visitamos o site europeu da rollei.com não encontramos nenhum produto para fotografia analógica. Fica a dúvida se são empresas separadas. De qualquer maneira a Rollei que já foi uma empresa famosa na produção de câmeras como a Rolleiflex acabou se tornando um fabricante de acessórios tais como filtros e tripés e sinceramente não sei qual a sua situação no mercado fotográfico.

Se você gosta de fotografia analógica, lomografia ou fotografia Fine Art vale a pena conhecer o que os fotógrafos andam fazendo com esse filme único e intrigante.

Veja mais exemplos de resultados com o filme no grupo sobre o Rebird no Flickr.

Veja aqui em vídeo como é possível inverter um filme comum e transformá-lo em um filme do tipo “redscale”.