Notícias

A Polaroid ressurge das cinzas

Todo mundo já ouviu falar da Polaroid, marca conhecida pelas câmeras e filmes de revelação instantânea que marcou várias gerações de fotógrafos.

Em 2008 a empresa fechou, deixou de produzir filmes e acabou sendo comprada por um grupo que vendia licenças para que outras empresa lançassem produtos com a marca Polaroid.

 

Antiga câmera Polaroid 600

 

Pois bem, e agora para quem a Polaroid foi vendida? Para Wiaczeslaw Smolokowski, um empresário polonês que tem participações nos sectores de energia, biotecnologia e imobiliário além de ser também o acionista majoritário do The Impossible Project, a empresa que comprou a última fábrica Polaroid em 2008 e continua a fabricar filmes instantâneos para câmeras Polaroid ainda existentes.

O interessante é que 2017 marca o 80º aniversário da fundação da Polaroid e com essa nova associação é como que se a marca tivesse voltado das cinzas pois agora o Impossible Project provavelmente vai utilizar esse nome em seus filmes instantâneos.

 

Filmes instantâneos para Polaroid do Impossible Project

 

Só para lembrar a Polaroid entrou em falência pela primeira vez em 2001. Depois foi adquirida em 2005 pela Petters Group Worldwide no entanto os problemas continuaram e a marca entrou novamente em falência em 2008 deixando de fabricar filmes analógicos. A Polaroid então acabou sendo adquirida como uma joint venture pela Hilco Global e Gordon Brothers em 2009 e desde então a empresa apenas licenciava seu nome para fabricantes chineses de câmeras digitais baratas, acessórios, e mantinha apenas o sistema Zinc de impressão digital sem tinta para câmeras instantâneas que nunca foi muito conhecido por aqui.

Existe um documentário chamado “TIME ZERO: the last year of Polaroid film” que foi muito premiado e que conta um pouco de como os fotógrafos que usavam filmes instantâneos da marca ficaram quando a produção acabou. O filme está disponível em alguns serviços de streaming como o Netflix Americano e o Amazon Prime Videos mas no Youtube existe apenas o trailer e uma versão dublada em Russo, sem legendas.

Clique aqui para ver o site promocional do filme ou então assinta o trailler pelo Youtube.

One thought on “A Polaroid ressurge das cinzas

Fechado para comentários.