Inspire-se

A fotografia segundo Henri Cartier-Bresson

Henri Cartier-Bresson é considerado um dos gênios da fotografia do século XX e influenciou o trabalho de inúmeros fotógrafos que foram inspirados pela força de suas imagens e pensamento.

O termo que melhor define o conceito de seu trabalho foi escolhido como título de seu primeiro livro autoral pelo próprio Cartier-Bresson em 1952, “O Momento Decisivo” (The Decisive Moment em inglês). Em síntese as imagens do fotógrafo são escolhidas durante rápidos lapsos de tempo em que ele percebe estar diante de um momento único onde uma decisão necessita ser tomada entre captar ou não uma fotografia.

É preciso lembrar que Cartier-Bresson era um fotógrafo da era “analógica” onde a escolha entre disparar ou não um fotograma de filme envolvia questões técnicas e financeiras muito mais decisivas do que na fotografia digital. O termo “queimar o filme” pode muito bem representar a catrástrofe que poderia se tornar perder aquele “momento decisivo”.

Em 1973 Henri Cartier-Bresson participou de uma espécie de documentário sobre seu trabalho. O filme produzido pela Scholastics Magazines e o International Center of Photography apresentava a obra do fotógrafo no formato que hoje chamamos de slideshow com comentários em inglês na própria voz de Cartier-Bresson.

Still do documentário sobre Henri Cartier-Bresson

O documentário chamado “Henri Cartier-Bresson: The Decisive Moment” foi um dos escolhidos para fazer parte da lista dos 31 documentários sobre fotografia mais inspiradores que todo fotógrafo deveria ver publicado por Ana Borruto no site resourcemagonline.com.

Encontrei nessa lista muitos dos vídeos que divulguei aqui no blog mas o documentário sobre Cartier-Bresson tem uma conotação diferente pois foi feito numa época em que os recursos visuais eram escassos para produções desse tipo.

Fotografia de Henri Cartier-Bresson

Selecionei duas versões do documentário. A primeira é a versão publicada no canal do Youtube sobre fotografia analógica de Tom Johnston. A qualidade não é muito boa e as legendas automáticas em Português deixam muito a desejar.

A outra versão foi publicada pelo Pad Studio no Vimeo e tem legendas em Espanhol que parecem bem traduzidas e são mais fáceis de entender por quem só entende Português. A qualidade da imagem também é bastante superior

Em ambas as versões o vídeo tem 18:30 minutos e pode ser bem desinteressante para quem está acostumado com a velocidade e qualidade das produções digitais mas se você quer saber mais sobre a fotografia de Cartier-Bresson vale a pena estudar “O Momento Decisivo”, um momento que a tecnologia digital não tornou obsoleto.

Henri Cartier-Bresson – “The Decisive Moment” from PAD Studio on Vimeo.

Você também pode conhecer um pouco mais sobre Henri Cartier-Bresson na Wikipedia:

One thought on “A fotografia segundo Henri Cartier-Bresson

Fechado para comentários.