Câmeras

Conhecendo melhor a nova câmera Canon T7i

A nova câmera Canon Rebel T7i está começando a ficar disponível para venda no mercado internacional e algumas análises sobre o equipamento estão aparecendo pelos sites especializados.

A T7i (lançada como 800D na Europa e Asia) faz parte da linha Rebel de câmeras reflex digitais da Canon que é focada no mercado amador e doméstico. Essa realidade não se aplica ao Brasil onde é comum que muitos fotógrafos profissionais que atuam em mercados de menor renda utilizem câmeras da linha Rebel. Como essa linha agrada a Gregos e Troianos vale a pena dar uma olhada de perto na nova Rebel T7i.

 

Canon Rebel T7i

 

Vejamos suas principais características:

  • Sensor CMOS APS-C de 24.2 Megapixels
  • Processador de Imagem DIGIC 7
  • Tela touchscreen Vari-Angle de 3 polegadas com 1,04 milhões de pontos
  • Gravação de vídeo Full HD em 1080p a 60 fps
  • Auto foco de detecção de fase com 45 pontos em cruz
  • Velocidade de disparo de até 6 fps e ISO 51200 máximo
  • Wi-Fi com NFC e Bluetooth
  • Modo de Filme HDR e Time-Lapse
  • Estabilização de imagem eletrônica no modo de vídeo



A Canon Rebel T7i teria como concorrentes no mercado internacional as câmeras Fujifilm X-T20 (ler artigo aqui no blog), Nikon D5600 (ler artigo aqui no blog), Panasonic G85 e a Sony a6000. Todas elas se enquadram mais ou menos na mesma faixa de preço em dólares sendo que todas são do tipo Mirrorless (sem espelho) com exceção da Nikon D5600 que é uma DSLR (Digital Single Lens Reflex) como a T7i.

Canon Rebel T7i com tela “vari-angle” voltada para a frente

 

Segundo o site Dpreview essa comparação por faixa de preço não é muito boa pois “a T7i e a D5600 acomodam melhor tanto o usuário iniciante como o fotógrafo que já superou a difícil curva de aprendizagem de uma câmera digital; as outros câmeras, particularmente a Fujifilm e a Panasonic, funcionam melhor se você já tiver uma boa idéia do que está tentando alcançar como fotógrafo.”

O site também coloca que um dos problemas desse novo lançamento é o de que a lente que vem no kit da câmera é 1.3 pontos mais “escura” do que as lentes da concorrência, ou seja, apesar da excelente óptica da lente Canon 18-55mm F4.0-5.6 STM IS sua abertura máxima é um pouco menor que a f3.5 das outras marcas.



Uma lente pouco “luminosa” em uma câmera como a T7i tende a ser um problema pois algumas análises sobre o uso do flash embutido dizem que há risco das imagens ficarem muito claras. No caso do flash desligado a câmera vai tentar usar velocidades de obturador lentas ao invés de elevar a sensibilidade ISO o que pode criar imagens tremidas. Não há como definir uma velocidade mínima de obturador no ISO automático como em algumas concorrentes.

 

Vista superior da Canon Rebel t7i

 

O que parece fazer a T7i realmente se destacar é a qualidade da experiência de fotografar tanto através do visor óptico quanto da tela LCD em LiveView. Ainda segundo a Dpreview historicamente esse tem sido um ponto fraco para as câmeras DSLRs que normalmente apresentam uma queda significativa de desempenho quando se utiliza a tela traseira para compor a imagem e fotografar. O comportamento da T7i mostra que é possível fotografar usando a tela traseira como se fosse uma simples câmera compacta ou smartphone. Sempre enfrentei esse problema com câmeras Reflex Digitais mais simples ou mais antigas que também tinham enquadramento pela tela e se essa característica se confirmar pode ser um ponto bem forte para a fama da nova câmera.

Como a câmera é orientada para um público amador ou iniciante ela apresenta uma interface do tipo “Guide Mode” ou seja, telas de orientação e guia de fotografia, que pode ser substituída por uma interface mais convencional para o uso por fotógrafos mais experientes.



A Canon Rebel t7i parece continuar a tradição da linha: uma câmera muito capaz tanto para quem não tem maiores ambições fotográficas quanto para o profissional que não pode ou não quer investir em equipamentos mais avançados ou complexos.

O preço de venda da câmera no exterior é de cerca de $700.00 dólares somente o corpo ou de $850.00 dólares com a lente EF-S 18-55mm F4.0-5.6 STM IS. No mercado brasileiro ainda não é possível encontrar o equipamento mas resta saber se a Canon vai produzir a câmera por aqui como faz com a Rebel T5 e a Rebel T5i o que talvez tornasse o preço da câmera mais competitivo.

Veja também o vídeo que a Canon USA postou em seu canal do Youtube:

2 thoughts on “Conhecendo melhor a nova câmera Canon T7i

Fechado para comentários.