Câmeras

Filmando a Columbia Britânica e Alberta em 4K com a Fujifilm X-T2

Outro novo lançamento no mercado que suscitou dúvidas em relação a sua capacidade de gravação de vídeo foi o da câmera “topo-de-linha” Fujifilm X-T2. A empresa nunca foi famosa por direcionar suas câmeras para a área de vídeo (coisa que não acontece com suas lentes voltadas para o cinema) mas com a nova linha equipada com o sensor X-Trans de 24 megapixels parece que a Fujifilm resolveu partir para o ataque.

Pensando nisso o fotógrafo Alben Osaki resolveu fazer um teste em uma recente viagem ao Canadá durante o inverno. Passando por Vancouver, Calgary, e Banff o fotógrafo produziu um vídeo em 4K para demonstrar a funcionalidade de filmagem da Fujifilm X-T2.

 

Still do vídeo em 4K mostrando o extremo detalhamento de imagem do sensor X-Trans de 24 megapixels

 

O autor publicou recentemente no site Fujirumors.com que os aspectos mais interessantes da câmera nesse trabalho foram:

  • A capacidade de usar o Auto Foco com ponto único (single pont) durante a gravação
  • A capacidade de alterar o ISO durante a gravação
  • Poder usar tanto o visor eletrônico (EVF) quanto o LCD durante a gravação

Ainda segundo o autor ” Falando de cor, mal toquei nos ajustes de qualquer um desses arquivos. O máximo que eu fiz foi ajustar a temperatura de cor em algumas fotografias e adicionar um pouco de nitidez. Foi apenas isso. Eu usei o perfil de cor/simulação de filme do tipo PRO Neg.”

Talvez seja por isso que achei as cores do vídeo meio pálidas afinal o padrão PRO Neg (negativo profissional) tenta simular filmes menos “gráficos”, voltados para uma reprodução fiel da realidade, e eu prefiro cores mais fortes.

De qualquer maneira o vídeo é uma bela viagem pelas paisagens geladas dos Canadá. Aproveite.

Conheça mais sobre a Fujifilm X-T2 nesse artigo anterior aqui no Blog.