CâmerasNotícias

Nikon anuncia produtos comemorativos do 100º aniversário

Depois da confusão com o cancelamento da linha de câmeras DL interrompida antes mesmo de ser lançada a Nikon está tentando dar a volta por cima nos problemas durante este ano em que a empresa comemora 100 anos de existência.

A tradicional produtora de equipamentos fotográficos do Japão anunciou oficialmente vários produtos voltados para a comemoração de seu centésimo aniversário mas como não divulgou informações sobre datas e preços ao mercado esse anúncio causou dúvidas entre os fãs da marca que andam temerosos com todo tipo de rumor sobre a empresa.

Segundo a Nikon esse produtos estarão disponíveis em pequena quantidade e a divulgação de preços será feita apenas em junho de 2017.

Vejamos o que a empresa fala sobre os novos equipamentos comemorativos:

 

  • Câmera Digital D5 100th Anniversary Edition: a câmera Full Frame “topo de linha” da Nikon virá agora com um novo corpo cinza metálico escuro e apresentará um selo comemorativo do centésimo aniversário. Como a câmera foi utilizada em missões espaciais um folheto acompanhará a embalagem de luxo onde essa participação da Nikon será detalhada.

 

Câmera Nikon D5 em caixa comemorativa

 

  • Câmera D500 100th Anniversary Edition: a câmera topo de linha da Nikon em formato DX (cropado) também virá com acabamento metalizado e selo comemorativo além de vir numa caixa de metal exclusiva que apresenta o logotipo comemorativo e número de série da máquina. A caixa incluirá um estojo para o corpo da câmera com alça em couro também gravada com o logotipo comemorativo.

 

Câmera Nikon D500 em caixa comemorativa

 

  • Lente NIKKOR 70-200E 100th Anniversary Edition: lançada em 2016 a lente 70-200 virá na versão comemorativa com um suporte para exibição em coleções.

 

  • NIKKOR Triple F2.8 Zoom Lens Set 100th Anniversary Edition: kit com três lentes zoom de abertura máxima f/2.8. O conjunto é composto por uma lente AF-S NIKKOR de 14-24mm f/2.8G ED, uma AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR e uma lente telefoto AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8E FL ED VR. O mesmo número de série comemorativo é gravado em todas as três lentes.

 

Kit comemorativo com três lentes Nikkor

 

Além desses equipamentos fotográficos a Nikon promete dois novos binóculos (que poucos sabem que a empresa produz), um modelo colecionável em Cristal Swaroviski de sua câmera Nikon Model I, uma coleção comemorativa de pinos de lapela (pins), uma alça de câmera do tipo premium em couro italiano e um modelo colecionável da Nikon F em escala 1/2.

 

Modelo Swarovski de câmera Nikon

 

Ainda não há muitas imagens dos produtos e algumas opiniões sobre os lançamentos mostram bem o ceticismo sobre o futuro da marca afinal tanto câmeras e lentes são apenas atualizações cosméticas de produtos já disponíveis no mercado enquanto itens acessórios e colecionáveis são produzidos por outras empresas.

Entre os comentários encontrados no site DPreview.com alguns chamam a atenção pela ironia. Um dos usuário reclama que não foram anunciada meias comemorativas bordadas com o logo do aniversário, outro diz que as câmeras serão lançadas só em 2019 com a linha DL e um outro ainda fala que talvez esse anúncio seja o sinal para ele vender seus equipamentos Nikon e mudar para a Sony ou Canon.

 

Conjunto de Pins comemorativos da Nikon

 

É verdade que alguns comentários no mercado dizem que esse tipo de lançamento um tanto cosmético é comum entre empresas que comemoram algum evento marcante e que não há nada para temer em relação ao futuro da Nikon.

No entanto é melhor esperar para ver pois sinceramente só um posicionamento mais claro da marca em relação a seu futuro e o desenvolvimento de novos produtos e mercados poderá reverter as expectativas sobre a Nikon em seu centésimo aniversário.

Para conhecer mais sobre o Aniversário de 100 anos da Nikon veja nossa matéria anterior sobre o assunto.