CâmerasTutoriais

Desmontando e limpando uma lente Canon FD

Falando de câmeras antigas acabei lembrando da linha de lentes FD da Canon. As lentes desse tipo foram produzidas de 1971 até 1992 e se caracterizam por terem foco manual e anel de controle de abertura. Um total de 134 modelos de lentes diferentes foram lançados durante os 21 anos em que essa linha foi produzida pela Canon e é por isso que hoje em dia é muito fácil encontrá-las no mercado de equipamentos usados. São lentes de baixo preço com ótica de primeira linha, perfeitas para quem quer por exemplo uma lente de grande abertura com foco manual.

 

Lente Canon FD 50mm F1.4. Da esquerda para a direita versões mais nova para a mais antiga

 

A linha FD de lentes da Canon ficou obsoleta quando a a empresa lançou os equipamentos da linha EOS em 1987 pois a s novas câmeras não aceitavam mais aquele padrão de encaixe além de apresentarem sistemas de auto foco e eletrônica embutida na lente.

Para que seja possível utilizar as lentes do tipo FD em câmeras digitais modernas é preciso usar um adaptador relativamente fácil de obter em algumas lojas ou pela internet. Os adaptadores são feitos para várias marcas diferentes de câmera possibilitando que lentes Canon FD sejam usadas em câmeras da Fujifilm, Sony, Nikon, Olympus e obviamente Canon EOS. Alguns adaptadores mais baratos não permitem que as lentes FD foquem ao infinito então pesquise um pouco antes de comprar caso você esteja interessado em fotografar paisagens.

 

Modelo FD 50mm f1.8. Note as pequenas bolhas na cobertura da lente no lado direito. As vezes alterações não causam problemas na imagem.

 

Caso você se interesse em usar uma objetiva Canon FD atualmente é bom saber que muitas delas devido ao tempo e ao pouco cuidado no armazenamento podem ter ficado com problemas no diafragma ou apresentar fungos nas lentes. Uma boa limpeza em uma oficina especializada pode resolver o problema mas se você tem vocação para desafios técnicos é bom saber que é possível fazer a desmontagem e limpeza desse tipo de lente em casa mesmo.

 

Lente Zoom Tokina 75-200 mm para a linha FD com filamentos de fungos por dentro da lente

 

Lente Vivitar 28mm para a linha FD com lente livre de fungos e alterações

 

O Alemão Bopp Leng tem um canal no YouTube dedicado a câmeras antigas e projetos do tipo “faça você mesmo”. Em um de seus vídeos ele mostra como desmontar e limpar o diafragma de uma lente FD famosa, a Canon FD 50mm f1/4. Essa lente ainda é uma das mais “luminosas” e precisas do mercado e pode ser encontrada por preços bem em conta.

Dê uma olhada no vídeo e veja o que você acha mas lembre-se, desmonte a lente por sua conta e risco. Eu ainda prefiro confiar em um técnico…