Inspire-se

Fotografando flores congeladas

Você já pensou em fotografar flores congeladas dentro de blocos de gelo? Esse é o trabalho feito pelos Sul-Africanos Tharien Smith e Bruce Boyd.

A revista portuguesa Mundo da Fotografia divulgou seus trabalhos para o mundo Lusófono em seu último número mas as fotografias de flores congeladas de Boyd e Smith já são conhecidas há algum tempo.

 

Exemplos dos trabalhos no Projeto 0ºC de Smith e Boyd

 

Em seu site a dupla explica o trabalho, chamado de 0ºC : ” …usamos o gelo como um meio para mostrar a beleza das flores. Acho fascinante que o gelo possa preservar algo e, ao mesmo tempo, melhorar ou distorcer a beleza dele. Por alguns momentos fugazes somos entretidos por esta beleza preservada, o passado encapsulado perfeitamente, antes que o gelo se derreta e as flores definhem.”

Ainda segundo os autores o processo se dá da seguinte maneira: “As flores são congeladas durante a noite em recipientes de plástico e, em seguida, fotografadas ao amanhecer em alguma piscina, riacho ou poça d’água próximos. Os blocos de gelo racham aleatoriamente ao bater na água e junto com as bolhas formadas durante o congelamento criam uma imagem original. Geralmente as imagens são capturadas com configurações de câmera em torno de 1/200 de velocidade de disparo, ISO 400 e abertura de diafragma entre F8 – f11 dependendo da luz.”

 

Detalhe de uma das fotografias de Smith e Boyd

 

Tharien Smith é uma artista visual e designer gráfica. Graduou-se em Design Têxtil e passou a maior parte de sua carreira trabalhando em vários ambientes corporativos na área de criação como decoração com tecidos, moda e até mesmo telhas cerâmicas.

Bruce Boyd é um fotógrafo freelancer autodidata que vive em Cape Town. Ele é o fotógrafo de ‘Os selvagens’, documentário sobre os cavalos selvagens da região de Kleinmond e Botriver na África do Sul.

O trabalho dos artistas pode ser encontrado no site especialmente projetado para o projeto 0ºC.

Inspire-se, quem sabe você não seja despertado para um projeto pessoal pela beleza das flores congeladas?