Tutoriais

Você já usou um fotômetro? Conheça o Sekonic L-478

A maior parte das pessoas usas suas câmeras ou smartphones em modo totalmente automático. As vezes a câmera entende a cena e tudo corre bem mas algumas vezes, dependendo da capacidade da câmera, as imagens ficam escuras ou claras demais. É para calcular corretamente a exposição de fotos que existem os fotômetros dedicados.

Um fotômetro é um aparelho que mede a luz da cena a ser fotografada de várias maneiras e calcula quais devem ser os parâmetros que a câmera deve usar tais como abertura, velocidade do obturador e sensibilidade ISO para conseguir a melhor imagem possível.

 

Antigo fotômetro manual Sekonic

 

No tempo das câmeras manuais fotômetros eram muito importantes pois sem eles o fotógrafo tinha que ter muita experiência para não errar a foto. Na época os fotômetros eram aparelhinhos estilosos que mostravam as configurações através de mostradores com agulhas e réguas de cálculo mas hoje em dia os fotômetros são pequenos computadores especializados e muitos custam bem caro.

 

Fotômetro Sekonic sendo utilizado para medir iluminação sobre a modelo

 

Uma empresa famosa pela fabricação de fotômetros é a Sekonic que postou em seu canal do Youtube um tutorial muito bom sobre um dos seus mais famosos produtos, o fotômetro Sekonic L-478. O vídeo é curto e instrutivo e pode ser um bom referencial mesmo para quem usa outro tipo de fotômetro em suas medições de cena.

Ah, e existem também os softwares e acessórios que transformam um smartphone em um fotômetro mas isso fica para outra matéria.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.