celulares e smartphones

Selfies com 16 megapixels no Galaxy A 2017

Se você andava reclamando que suas selfies não são lá essas coisas talvez agora seja possível ver uma luz no fim do túnel. A Samsung acaba de lançar a sua nova linha de smartphones Galaxy A 2017 e nela o que mais chama a atenção é a câmera frontal com 16 Megapixels de resolução.



De certa maneira esse lançamento surpreendeu o mercado pois a Samsung, como dito em um post anterior, andava apostando em sensores de 12 Megapixels com melhor captação de luz na câmera traseira e 5 Megapixels na câmera frontal, caso do seu smartphone “topo de linha”, o Galaxy S7. Como esse parece também ter sido o caminho escolhido pela Apple no esperado iPhone 8 o lançamento da linha Galaxy A 2017 chama a atenção.

 

Galaxy A5 2017

 

A linha é composta pelos modelos A5 e A7 que contam com os mesmos módulos e funções de câmera. Segundo o site GSMarena.com a câmera principal da nova linha é baseada em um sensor de 16MP equipada com objetiva equivalente a 27mm e abertura f /1,9. A câmera não conta com estabilização óptica de imagem apesar dos modelo da linha anterior (2016) contar com a função. A focagem automática também parece ser feita apenas através da detecção de contraste. Há um único flash LED o que é padrão mesmo nos smartphones mais sofisticados da Samsung.



A interface da câmera não recebeu alterações substanciais. Como de costume para smartphones Samsung você pode iniciar a câmera com uma rápida pressão dupla na tecla Home. Nesse caso a tela do aplicativo mostra a você apenas um modo de flash e um atalho para uma tela de configurações.

 

Tela do aplicativo de câmera da linha A 2017

 

O usuário pode então deslizar a tela para baixo alternando entre as câmeras dianteiras e traseiras como nos smartphones da LG. Deslisando o tela para a esquerda aparece um painel com filtros de cor enquanto em outro painel aparecem os modos de disparo. Nessa tela aparece o modo HDR (High Dynamic Range) que não é aplicado em modo automático e o modo PRO que na realidade não é tão configurável assim.



 

Tela de configurações de câmera da linha A 2017

 

Tela de filtros de câmera da linha A 2017

 

A qualidade da imagem é bastante boa contando com baixa granulação e poucos sinais de redução de ruído. Segundo o GSMarena.com as cores também são agradáveis e vivas . O alcance dinâmico parece ser bom embora em casos extremos talvez seja preciso fazer alguns retoques na imagem.

A câmera de selfie na linha Galaxy 2017 contém outro sensor de 16MP com abertura f /1.9 mas com características menos eficientes que o sensor frontal. Isso se traduz em um foco automático menos preciso o que muitas vezes causa desfoques acidentais. Segundo o GSMarena.com isso é uma pena pois quando um rosto é enquadrado corretamente o resultado é muito bom.



A gravação de vídeos não apresenta resolução 4k mas a o vídeo em Full HD parece ser bom com níveis agradáveis de detalhe e baixo ruído. As cores também são vivas e o audio é surpreendentemente claro.

Segundo o site da Samsung estas são as especificações do modelos da linha A 2107:

 

Em breve deveremos ter mais opiniões sobre a câmera dos smartphones dessa linha mas por enquanto é possível ter uma idéia com o video do Canal Test Comparisons onde a câmera do Galaxy A7 2017 é comparada com o do Galaxy S7 Edge. O vídeo não tem legendas mas as imagens falam por si mesmas.