Tutoriais

Criando GIFs animados com múltiplas câmeras ao mesmo tempo

Você já pensou em fotografar a mesma cena ao mesmo momento de vários ângulos diferentes só para fazer um GIF animado? O fotógrafo americano Jeffrey Lewis Bennett, especializado em casamentos, tem feito esse tipo de experiência em seus trabalhos e postou um artigo com o resultado de seus experimentos.

Segundo o Fujirumors.com ele começou a experimentar a criação de GIFs animados usando várias câmeras em 2016 com o objetivo de “animar um momento especial congelado no tempo” de vários ângulos diferentes. Para fazer isso o estúdio do fotógrafo usou 7 câmeras Fujifilm X70 montadas em uma estrutura especialmente concebida para o trabalho.

 

 

 

Vejamos segundo o blog do fotógrafo quais foram os principais aspectos da experiência.

  • Sobre os GIFs animados: “Por anos tenho incorporado GIFs animados em minhas coberturas de casamento, noivado e ensaios de retratos. Eles têm sido um grande sucesso com meus clientes. Criava essas animações usando fotos em sequência rápida tiradas por uma única câmera. Outros fotógrafos estão fazendo pequenas animações com clipes de vídeo mas eu pessoalmente prefiro esse olhar “stop-motion” conseguido por um grupo de câmeras diferentes.”

 

  • As câmeras: “Passaram-se vários anos entre a idéia por trás deste projeto e a realidade de implementá-lo. Durante esse tempo considerei o uso de muitas câmeras diferentes. Inicialmente pensava usar algumas Canon 1D mk II N porque eu possuía três delas que não estavam sendo usadas mas a questão da portabilidade desta configuração era um fator importante e achei essa opção muito grande e pesada. Estava pensando em câmeras digitais da série Rebel da Canon e sua lente básica de kit mas acabei concluindo que uma configuração com lente fixa, sem zoom, poderia ser melhor para eliminar possíveis variações na distância focal. Quando a pequena Fujifilm X70, uma mirrorless com sensor APS-C, foi lançada percebi que poderia enfim ter o equipamento certo para iniciar o projeto.”

 

  • A estrutura: construí o suporte das câmeras de maneira a ser tão pequeno quanto possível fazendo com que pudesse transportar as sete Fujifilm X70 montadas dentro do meu carro. A espinha dorsal do equipamento é apenas uma placa de madeira pintada de preto com suportes para flash em forma de L aparafusados nela. Os suportes de flash apontam para cima encaixando as câmeras enquanto dois suportes colocados para baixo conectam um par de tripés.

 

  • Disparando as fotos: Eu tentei usar dois métodos de disparo diferentes. O primeiro foi usando um disparador de controle remoto por rádio freqüência, sem fio. Em uma configuração posterior resolvi desmontar sete cabos de disparo para câmeras e uni-los em um único sistema. Ambos os métodos tanto funcionaram quanto falharam. Ainda estou pensando sobre o assunto.

 

Estrutura criada para dar suporte as sete câmeras Fujifilm X70

 

O fotógrafo ainda fala sobre os problemas estéticos encontrados na composição das fotos e em alguns aspectos técnicos como conseguir a mesma focalização da imagem em todas as câmeras mas é interessante dar uma olhada no resultado final. Se você quer adicionar algo diferente aos seus trabalhos profissionais em fotografia esse pode ser um caminho.