Inspire-se

Dicas para um ensaio fotográfico de Carnaval

O Carnaval chegou e você pode estar se perguntando como fotografar em casa aquela fantasia tão bonita que vai estar destruída depois do primeiro bloco em que você desfilar. Pois é, as vezes é muito difícil ficar bem na foto no meio da muvuca então antes de sair pegue o seu celular e mãos à obra.

 

Exemplo de ensaio profissional com fantasia da Dress To onde todos os elementos se combinam

 

Quanto ao tema

  • Escolha um lugar com fundo neutro, tipo uma parede branca, ou uma janela com uma paisagem distante que não interfira muito com a sua fantasia.
  • Se o fundo for colorido tente fazer com que ele combine bem com os tons principais da sua fantasia. Dependendo da cor ou dos detalhes você pode acabar ficando “camuflado” pelo fundo.
  • Use uma luz lateral, seja ela natural ou de uma fonte artificial. Tente fazer com que as sombras sejam suaves o suficiente para não marcar demais mas fortes o bastante para dar uma aparência de tridimensionalidade na imagem.
  • Sorria, é Carnaval. Não tem graça nenhuma estar fantasiado e demonstrar tédio e tristeza, a não ser que você esteja vestido de Pierrot.
  • Se você ou alguém que esteja fotografando souber bem o que está fazendo tente captar a imagem com movimento. Pule e dance na frente da câmera pois se houver luz suficiente a imagem vai ser captada sem tremores mesmo pelo smartphone mais “fraquinho”.
Exemplo de fotografia de fantasia com fundo branco

 

  • Além de selfies e retratos individuais combine com seus amigos para tirar uma foto em grupo. Você acaba se situando e vai ser mais fácil lembrar daquele momento no futuro quando a sua memória já no for a mesma.
  • Crianças precisam ser estimuladas a posar então faça com que elas achem que a fotografia faz parte da brincadeira.

Quanto ao equipamento:

  • no caso de smartphones use um “pau de selfies” ou peça para alguém disparar a foto.
  • O câmera de selfie de muitas câmaras como as da linha Galaxy tem um modo “Beauty” que acaba por diminuir muito os detalhes para eliminar rugas e imperfeições da pele mas o problema é que os detalhes da sua fantasia também podem ser apagados. Se o seu modelo de smartphone permitir desligue o modo de beleza.
  • Câmera DSLR e Mirrorless muitas vezes podem ser controladas por wifi a partir de aplicativos de smartphone. Coloque a câmera sobre um suporte ou tripé e coloque-se em posição olhando pela imagem que aparece no aplicativo.

 

Câmera mirrorless sendo controlada por smartphone através de conexão bluetooth

 

  • Utilize uma lente grande angular (por volta de 24mm). A distorção de imagem é mínima e você não corre o risco de não caber inteiro na composição. Smartphones geralmente já tem um grande ângulo de visão.
  • Não fique desanimado se a imagem obtida não tiver exatamente a qualidade de imagem que você deseja. Tire várias imagens com iluminação e fundos diferentes e depois manipule no Photoshop. O filtro RAW em modo automático melhora muito a maioria das imagens.
  • Aproveite o Instagram, use os filtros de filme para melhorar as imagens e publique o resultado para seus amigos.

Seja um ensaio caseiro só para uma lembrança ou um ensaio profissional o importante é você manter o clima e se divertir na hora da fotografia afinal alegria é parte integrante do Carnaval.