Câmeras

Entenda como as lentes com filtro APD melhoram o efeito de desfoque

Uma das coisas mais bonitas e sofisticadas que se consegue em fotografia hoje em dia é a desfoque de fundo em retratos. Até aí tudo bem mas você já se perguntou por que algumas lentes desfocam o fundo com mais suavidade do que outras?

Exemplo de desfoque com a lente Sony FE 100mm

 

Alguns fabricantes de equipamentos fotográficos resolveram que não bastava mais a lente ter uma grande abertura (entre f1.2 e f1.8) para produzir um bom efeito e introduziram em seus modelos o filtro de “Apodização”, a tal da sigla APD.

Captura do vídeo mostrando como funciona o filtro de Apodização

 

O elemento APD é um filtro de densidade neutra do tipo circular que permite que a entrada dos raios de luz se dê mais na área central do que na periferia da lente. Isso suaviza as transições entre os elementos da cena que estão fora de foco fazendo com que as imagens apresentem características únicas.

Efeito de desfoque com filtro APD obtido com lente Sony

 

Alguns fabricantes como a Fujifilm fabricam lentes com filtro APD mas a Sony resolveu produzir um rápido e esquemático vídeo sobre como esse elemento ótico produz o efeito “Bokeh” (desfoque) no seu novo lançamento, a lente FE 100mm F2.8 STF.

Se você tem interesse em fotografias com efeito de desfoque esse vídeo vale a pena, assista.

Obs.: o video está todo legendado em inglês mas como é bem esquemático pode ser bem compreendido mesmo por que conhece pouco dessa língua.