Tutoriais

Como usar o plug-in Adobe Camera Raw no Photoshop

Apesar de não ser totalmente necessário todo fotógrafo profissional utiliza ou já ouviu falar dos arquivos de imagem do tipo RAW. Esse tipo de arquivo armazena as imagens da câmera de maneira “bruta” ou seja, sem alterações ou simplificações de dados do tipo que acontece quando gravamos um arquivo JPG.

Ao contrário do nosso conhecido arquivo JPG o arquivo do tipo RAW não pode ser utilizado diretamente para imprimir ou compartilhar pela internet: ele precisa em primeiro lugar ser “revelado”, se me permitem a analogia, como um negativo de filme tradicional.

 

Imagem RAW ainda sem tratamento para recuperação de detalhes

 

Imagem RAW já com detalhes recuperados

 

Pois é, a vantagem do arquivo RAW que muitos chamam de negativo digital é a de que mesmo numa foto mal tirada podemos recuperar muito da informação da imagem conseguindo um resultado superior ao que se consegue com o arquivo JPG saído da mesma câmera, no mesmo momento de obtenção da foto.

É por isso que fotografar em RAW pode ser muito importante para o profissional no entanto a etapa da “revelação” pode ser trabalhosa e complexa. Para explicar um pouco como esse processo pode ser feito o Canal PHlearn no Youtube publicou um vídeo explicando etapa por etapa como usar o Photoshop para fazer a abertura e melhoria de uma fotografia captada em RAW.

O video é bastante instrutivo apesar de complexo para quem não tem familiaridade com esse software mas vale a pena dar uma olhada nem que seja para ver o trabalho que um profissional pode ter para entregar aquelas suas fotografias de casamento com a qualidade que você, como cliente, espera.

Muitas vezes é esse trabalho oculto que encarece tanto os serviços de um profissional de fotografia.

Ah, e vale lembrar que atualmente todas as câmeras DSLR (Reflex) ou Mirroless e algumas compactas digitais permitem que as fotografias sejam gravadas simultaneamente em RAW e Jpg.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Como usar o plug-in Adobe Camera Raw no Photoshop

Fechado para comentários.