Tutoriais

Extraindo fotografias de dentro de um vídeo com o Photoshop

Sabe aquela imagem muito bonita que você gravou em vídeo mas que ficaria fantástica impressa num porta retrato? Pois é, com o photoshop você pode capturar e editar facilmente “stills” (imagens paradas) de dentro de vídeos em HD de smartphones e câmeras digitais.

O canal Photoshop no Youtube tem um vídeo mostrando como Bryan O’Neil Hughes, principal gerente de desenvolvimento do produto, faz isso na versão CC2014 do Photoshop. Como o processo não mudou nada na versão mais atual, a CC2017, o tutorial ainda é bastante atual.

 

Imagem capturada à partir de um vídeo

 

Hughes nos explica duas maneiras diferentes de fazer a extração dos quadros do vídeo:

  • O primeiro método consiste em importar o video e renderiza-lo como uma sequência de imagens do Photoshop (Photoshop Image Sequence) salvando-os como arquivos PSD após escolher apenas quais quadros serão exportados.

 

  • No segundo método ele utiliza o comando de importar quadros de vídeo como camadas. Nesse caso a caixa de diálogo de importação mostra uma janela onde você escolhe o intervalo as ser importado, assim você não corre o risco de “entupir” o Photoshop com milhares de camadas de imagem. Hughes mostra um pouco mais de sofisticação nesse método ao usar o auto alinhamento para fazer uma espécie de estabilização de imagem eliminando tremores. Após o alinhamento ele transforma as camadas em um “objeto inteligente” para em seguida ir ao “stack mode” (modo de empilhamento) fazer uma fusão pela mediana da imagem (mediam). Dessa maneira qualquer elemento que ocorre apenas em algum quadro desaparece como por mágica. Com esse recurso podemos eliminar não só um automóvel ou uma pessoa que passa rapidamente por uma cena como também eliminar o ruído da imagem.

 

Detalhe da janela de renderização de vídeo no Photoshop

 

Depois do uso de algum desses dois processo é possível ampliar a imagem e edita-la da maneira que o fotógrafo achar melhor.

Achei interessante que num dos primeiros comentários do tutorial um dos usuários dá uma outra receita bem simples: ir no menu Importar -> Quadro de vídeo para camadas, então selecionar a camada que você deseja salvar, copiá-la em um novo documento e salvá-la como png.

Bem, seja lá qual método você quiser utilizar não há mais desculpas para ficar frustado com aquele momento em particular do vídeo que você queria tanto imprimir em papel ou postar na redes sociais.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.