Tutoriais

5 Configurações de câmera que todos deveriam saber

Você já pensou quais são realmente as configurações de câmera mais importantes que devemos dominar para tirar uma boa fotografia? Bem, eu acredito que a mais importante está na cabeça do fotógrafo e é o seu olhar, mas essa não é uma unanimidade. Sem técnica você não chega a lugar nenhum é é por isso que achei o vídeo que a Sony divulgou em seu canal interessante.

 

Botões superiores de controle em uma câmera Sony A7

 

Nesse vídeo Peter Tracey explica 5 configurações básicas que todos devemos conhecer utilizando as câmeras da Série A7 como exemplo, mas as configurações são encontradas em uma boa parte das câmeras Reflex Digitais e nas Mirrorless além de algumas câmeras compactas avançadas e mesmo smartphones.

Em resumos essas configurações são as seguintes:

1. Configurações de qualidade de imagem – como mudar as configurações de qualidade na captura de imagens em arquivo RAW ou jpeg.
2. Valor de exposição – maneiras de clarear ou escurecer a exposição
3. Compensação EV de Flash  – melhorando a iluminação de câmeras com flashes embutidos
4. Modo de Medição – maneiras de determinar quais seriam as melhores configurações de exposição para cada tipo de cena
5. Auxílio de foco por ampliação de imagem – usando a ampliação digital da tela da câmera para ajustar o foco com mais precisão

O vídeo é bem curto e rápido mas dá para ter uma boa idéia de funções importantes que as vezes deixamos de compreender melhor.

Quem sabe nos lembremos dessas configurações da próxima vez que formos “bater” uma foto…

Veja o video abaixo ou clique aqui para ver o video no Youtube.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.