Câmeras

Entendendo a diferença entre câmeras Reflex (DSLR) e Mirrorless

Para quem se interessa pelo desenvolvimento de novos produtos no mercado fotográfico a briga entre câmeras digitais DSLR (Reflex) e as sem espelho (Mirrorless) ainda deixa muitas dúvidas. Afinal qual é o melhor sistema? Os profissionais vão migrar das DSLR para as câmeras Mirrorless?

Para ajudar a esclarecer a situação um pouco o Canal da Sony no Youtube postou um video em mostra as principais diferenças entre os dois sistemas. O video é feito meio que em causa própria pois a Sony está investindo tudo na sua linha Full Frame Mirrorless, a linha Alpha 7. No entanto, como a matéria é bem esclarecedora, resolvi divulgar aqui no Blog.

Comparação entre o largura do corpo de uma câmera DSLR e de uma câmera Mirrorless

 

Para ajudar vou elencar os pontos que o video trata:

  • Uma câmera DSLR (Digital Single Lens Reflex) tem um espelho que desvia a luz que entra pela lente para um visor ótico por onde enquadramos a fotografia. Quando é feito o disparo o espelho se levanta e deixa a luz passar para o sensor (ou o filme, nas câmeras analógicas).
  • Numa câmera Mirrorless a luz passa pela lente diretamente para o sensor sendo que o enquadramento pode ser feito tanto por um visor eletrônico quanto pela tela da câmera. Não existe espelho móvel nesse sistema.

Mitos e e verdades sobre os dois sistemas segundo a Sony:

  • DSLR tem sensores maiores que câmeras Mirrorless: Falso, afinal a Sony tem uma linha Full Frame
  • Câmeras Mirrorless acabam com a carga das baterias mais rápido: Verdade, pois tem menos espaço para baterias grandes e usam o visor eletrônico o tempo todo.
  • Câmeras Mirrorless tem sistemas de Auto Foco inferiores as DSLR: Controverso, pois depende do equipamento sendo que algumas câmeras tem desempenho de Auto Foco melhor que as DSLR.
  • Os sistemas Mirrorless não tem oferta de boas lentes: Falso, existem muitas lentes específicas e adaptadores para uso de lentes para DSLRs.
  • Câmeras maiores são também câmeras melhores: Falso, se um equipamento menor tem tanto ou melhor qualidade de imagem que uma câmera maior não há benefícios em ficar carregando peso por aí.

O video termina mostrando rapidamente situações em que segundo a Sony usar uma câmera Mirrorless tem mais vantagens do que usar uma DSLR tradicional.

Linha Mirrorless Alpha 7 da Sony

 

Como o vídeo é todo voltado para o sistema da Sony é preciso lembrar que atualmente todos os fabricantes de câmeras estão produzindo equipamentos Mirrorless e que cada sistema tem sua particularidades. De qualquer maneira como é relativamente fácil achar a Linha Alpha 7 da Sony no Brasil vale a pena conhecer conhecer o ponto de vista da empresa.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Entendendo a diferença entre câmeras Reflex (DSLR) e Mirrorless

Fechado para comentários.