Tutoriais

Como usar uma longa exposição para conseguir efeitos especiais

Você já se perguntou como é que se faz para conseguir aquelas fotos em que a água do mar em movimento ou de uma cachoeira fica parecendo um véu meio plástico, ou então uma espécie de névoa?

Não é tão difícil assim. O fotógrafo francês Serge Ramelli fez um tutorial muito bom para seu canal no YouTube. Fotografando uma paisagem da cidade de Veneza na Itália ele elimina barcos e o movimento das ondas utilizando o processo de longa exposição e dá um acabamento final do Photoshop criando uma imagem simples mas especial.

Algumas de suas dicas importantes são usar a abertura em F/16 (a íris da câmera fechada pela metade), focar numa distância de 4 metros da câmera, usar um filtro de Densidade Neutra com fator 1000 de escurecimento (ND1000) e fazer teste de exposição com 30, 100 e 200 segundos de abertura do obturador para achar a iluminação ideal. O exemplo que ele dá é com filtros óticos para câmeras Reflex ou do tipo Mirrorless (sem espelho) mas algumas câmeras compactas e mesmo celulares tem uma opção de filtro ND por software, diminuindo a sensibilidade à luz e aumentando o tempo de exposição da foto. Procure a opção na sua câmera.

Eu confesso que até tenho alguns filtros ND mas nunca usei esse recurso seriamente. Para fazer esse tipo de fotografia é preciso um certo planejamento e eu gosto mais de captar imagens do dia a dia, como na Street Photography. Agora, se você gosta de desenvolver projetos especiais a fotografia em Longa Exposição é uma tentação.

O final do video mostra um comercial sobre os workshops e material editado que Ramelli oferece a seu público falando sobre como começar e manter uma carreira como fotógrafo comercial. Como o “anúncio”  é muito explicito pensei em não divulgar o video mas… sabe de uma coisa? O curso tem um roteiro muito bom e até eu fiquei interessado, se bem que tudo o que ele apresenta eu já uso em meu trabalho. Acho que quem vai dar um curso sobre isso sou eu!

Vejam o video e julguem vocês mesmos.

 

link para o video:https://www.youtube.com/watch?v=ouW0cdgMEAQ

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.