Notícias

Câmera Nikon mais antiga vendida por 384 mil Euros!

Em tempos de crise é bom começar a vasculhar as gavetas e armários, a câmera do seu avô pode salvar a pátria. O site Dpreview contou a história de que a câmera Nikon mais antiga conhecida foi leiloada por 384.000 Euros. Segundo o site “A câmera, considerada como sendo o terceiro corpo já fabricado pela empresa, é a câmera da Nikon mais antiga conhecida, uma sobrevivente que foi feita no Japão ocupado em abril de 1948.”

 

nikon-i-first-camera

Originalmente a câmera  do tipo rangefinder era conhecida simplesmente como Nikon, mas ao longo dos anos tomou o nome de Nikon 1 depois que outros equipamentos como a Nikon M e a S, foram produzidos. Conhecida na época apenas no Japão, a Nikon chamou a atenção do resto do mundo quando o fotógrafo David Douglas Duncan conheceu as lentes Nikkor enquanto cobria a guerra da Coréia.

cameranikonantiga

 

7593104401

A câmera Nikon 1 é similar em design a câmera Contax fabricada na Alemanha, mas utiliza uma moldura de filme de 24x32mm. Isso explica porque a câmera não foi comercializada fora do Japão já que os Estados Unidos não permitiam que a empresa exportasse para o país equipamentos que não obedecessem o padrão Kodak de montagem de filmes. Como conseqüência a Nikon M foi introduzida no final de 1949 utilizando o padrão de 24x36mm. A Nikon continuou em frente mas é interessante notar como como muitos de nós agora usamos em nossas câmeras digitais e smartphones a mesma proporção de 3×4 que o filme original de 24x32mm tinha.

Procure bem em casa, talvez você ache algum tesouro escondido!

2 thoughts on “Câmera Nikon mais antiga vendida por 384 mil Euros!

  • Suzana

    Bom dia… você sabe me dizer o valor aproximado de uma Nikon M? Obrigada…

    • Dei uma pesquisada e achei este site onde o preço de uma Nikon M vai de $3200 a $8000 dependendo do estado. Pode ser uma referência… Obrigado por visitar o blog.

Fechado para comentários.