Tutoriais

Fotografando cães com a Sony a6300

Alguns amigos haviam me perguntado sobre alguma matéria que ensinasse como fotografar cães e para minha surpresa a Dpreview acaba de lançar um video sobre o assunto.

No tutorial o fotógrafo Sam Spencer fotografa vários cachorros em cenários diferentes como uma academia de treinamento de cães, um campo aberto, um restaurante além de um lar de resgate para animais abandonados. Os exemplos servem tanto para fotógrafos amadores quanto para profissionais e gostei muito de algumas dicas que ele deu:

  • Ao fotografar com pouca luz use um flash externo, que não seja o da câmera, para as imagens não ficarem chapadas
  • fotografe sempre no mesmo nível dos olhos do cão, a distorção da imagem é menor
  • use sons para chamar a atenção do seu “modelo”, ele não vai posar para você assim sem mais nem menos

A câmera utilizada é uma Sony a6300 que foi lançada no começo do ano. Considerada pelo mercado como uma câmera mirrorless (sem espelho) intermediária a Sony a6300 deixa muitas DSRL (câmeras digitais reflex) no chinelo, então recomendo que você veja o video pensando mais em como obter o mesmo tipo de imagem com o seu celular. Sim, é possível, pois o mais importante nos exemplos do video não foi o equipamento ou a iluminação mas sim o tratamento quase familiar e de brincadeira que os cães e as pessoas envolvidas receberam. O resto é mais uma questão de sensibilidade (e talvez de Photoshop).

 

Tela posterior da Sony a6300
Tela posterior da Sony a6300

 

Repare também que muitas fotos ficaram com seus fundos desfocados. Esse é o famoso efeito “Bokeh” normalmente conseguido com o uso de lentes de grande abertura em sensores maiores. Alguns smartphones mais novos utilizam duas lentes separadas para conseguir simular esse efeito, caso do iPhone 7 plus e do LG G5, enquanto outros tentam utilizar apps e softwares para criar esse efeito nas fotos, portanto não fique desestimulado se você não conseguir o mesmo em suas próprias imagens.

No mínimo esse tutorial é um bom passatempo, tem cerca de 10:00 min e vale a pena para quem tem um animalzinho desses em casa.

Obs.:Como sempre indicamos o video está em inglês mas você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

 

One thought on “Fotografando cães com a Sony a6300

Fechado para comentários.