Câmeras

Conheça as câmeras instantâneas que usam filme Instax

Eu não havia me tocado mas a maior parte das pessoas ainda se lembra das câmeras Polaroid que só usavam filme…Polaroid!

Pois é, atualmente a moda em câmaras que revelam a imagem na hora está toda focada na tecnologia da Fujifilm, a Instax.

A novidade é que agora outros fabricantes fazem câmeras para esse sistema e você pode tanto usar câmeras da própria Fuji quanto se tornar um mega “hipster” usando uma câmera instantânea da Lomography. Se você é chique mesmo então use seu filme Instax com uma câmera da Leica.

O site Dpreview fez uma boa análise dessas câmeras então vou embarcar nesse assunto e resumir um pouco a situação, mas com foco no mercado nacional.

  • Fujifilm: a criadora do padrão Instax está muito presente no mercado brasileiro. Você pode encontrar as câmeras tanto nas lojas online quanto nas loja físicas. Por aqui as câmeras mais conhecidas são a Instax 7S (um clássico na cor branca), as Instax Mini 8 (em 7 cores diferentes), a Instax Mini 90 (com ar retrô) além da Instax Wide 300 (que usa um filme de largura dupla, mais difícil de achar por aqui). As câmeras Mini 8 e S7 tem foco fixo e controles automáticos e são feitas para que ninguém erre ao fotografar. Mesmo assim a gente sempre acaba tirando uma ou outra foto super exposta (clara demais). Já a Mini 90 é mais sofisticada, tem mais controles de exposição e usa uma bateria recarregável ao invés de pilhas AA. São câmeras para se divertir mas podem ser usadas em projetos mais criativos.

 

linhafujiinstax

 

  • Lomography: a marca é famosa por fazer câmeras convencionais de filme divertidas, ligadas a moda e a um comportamento jovem e criativo. Como não poderia deixar de ser as câmeras de filme Instax da Lomo surpreendem. A Lomo’Instant por exemplo vem com um trio de lentes que aumentam a flexibilidade da objetiva original de 27mm para olho de peixe, retrato e close-up . A câmera apresenta um efeito de vinheta típico das Lomo que algumas pessoas não gostam. A versão Automat da câmera promete também uma exposição mais acurada, fazendo com que você não corra o risco de perder nenhuma foto. Outra câmera da marca é a Lomography LC-A+ Instant Back, uma versão da famosa LC-A com um adaptador Instax. Segundo o Dpreview demora um pouco para se acostumar com os controles dessa combinação mas o resultado pode ser muito bom, do ponto de vista artístico. A Lomography tinha até 2014 lojas em São Paulo e Rio de Janeiro mas elas fecharam e atualmente é um pouco difícil encontrar suas câmeras por aqui. A Marinho representa atualmente a marca no Brasil e algumas câmeras Lomo de filme convencional podem ser encontradas em seu site.

linhalomography

  • Leica: a empresa acabou de lançar sua versão de câmera Instax, a Sofort. Na realidade a câmera parece ser uma Fuji Mini 90 repaginada de modo a ficar mais ao gosto dos usuários da marca. Apesar das críticas é preciso dizer a verdade, a câmera ficou linda e nisso a Leica é boa. Basta lembrar da Leica D-Lux 6, uma versão repaginada da Panasonic LX-7 que era tão chique de usar que até as fotografias pareciam sair melhores que as tiradas com a “prima pobre”. Dito isso devemos lembrar que a Leica mudou também a forma de ativação da câmera e criou três novas cores para acabamento externo o que faz com que o equipamento seja item obrigatório para fãs da marca alemã. A Sofort pode ser encontrada também no site da Marinho, representante oficial da Leica no Brasil.

leicasofort

 

A mágica das câmeras instantâneas não ficou restrita ao universo das Polaroids. O formato Instax é a prova viva de que o filme analógico não morreu.