ExclusivoNotícias

Cuidado ao comprar sua câmera ou celular no Black Friday

Pois é, todo o mundo parece excitado com as oportunidades deste Black Friday e no ramo dos equipamentos fotográficos não poderia ser diferente. É verdade que com a crise econômica talvez você não ache tanta oferta de marcas e modelos como havia até 2014 mas é sempre possível (com cuidado) achar alguma coisa interessante.



E o que podemos achar nesse Black Friday?

  • Smartphones: o futuro das câmeras parece estar mesmo nos smartphones então se você está de olho em algum modelo específico dê uma olhada em alguma avaliação sobre a câmera no Google ou direto no YouTube antes de sair a cata de algum preço bom. As vezes só de ver o resultado das fotos você já desiste do aparelho. Além dos smartphones de ponta, recém lançados como o Galaxy S7 ou o iPhone 7 você pode encontrar câmeras muito competentes em aparelho de gerações passadas como o iPhone 6 ou mesmo o 5S, além do inesquecível LG G4 na versão premium de 16 Mpx, e o Galaxy S6. Você também vai encontrar um grande número de modelos de 13Mpx lançados este ano em smartphones mais baratos ou então câmeras muito competentes em aparelhos com preço intermediário, como o Zenfone 3. Aí vai ser mais uma questão de gosto e sorte. Tente comprar em lojas físicas, as vezes dá para testar a câmera mas lembre-se de “desensebar” um pouco a lente. As vezes de tanto serem pegos as lentes ficam opacas e acabam com a qualidade da imagem.
camerphones
Smartphones com câmera



  • Câmeras compactas: a maioria nem é fabricada mais então só compre mesmo se estiver muito barato. Algumas marcas acabaram encalhando nos revendedores e você ainda consegue achar câmeras fabricadas em 2010 fechadas na caixa. Isso pode ser um problema pois a bateria pode estar exausta e não recarregar mais e algumas partes de plástico podem já estar “grudentas”. No entanto já achei algumas ótimas pechinchas assim e como sou do tipo colecionador fui em frente e comprei mas na realidade foi mais para ter do que para usar.
camerascompactas
Câmera compacta da Fujifilm



  • Câmeras Mirrorless: no mercado brasileiro talvez você ache algumas da Fujifilm e da Canon, além das Sony. Da Olympus e da Panasonic só achei no último Black Friday algumas poucas câmeras usadas, compradas pelo dono no exterior. De qualquer maneira cuidado com o preço pois podem ser câmeras de gerações anteriores vendidas pelo preço da versão atual (em dollar e com impostos, ainda por cima). Mas se estiver barato compre, já fiz isso e não me arrependi.
camerasmirrorless
Câmeras Mirrorless de vários fabricantes



  • Câmeras DSLR: aí o céu é o limite. No mercado brasileiro você vai encontrar câmeras reflex de todos os tipos e de todas as gerações, inclusive algumas que ainda são fabricadas apenas aqui, como as de entrada da Nikon e da Canon. No geral as Nikon do tipo DX de 24Mpx (desde a D3200 até a D5500) devem estar com preços competitivos. A Canon mais barata continua sendo a T5 mas talvez você encontre a T5i ou mesmo a nova T6i com um bom desconto. A briga aqui vai mais sobre o seu orçamento e necessidade fotográfica do que quanto a oportunidade que está a sua frente, afinal quem compra uma câmera reflex já tem um pouco mais de conhecimento sobre o assunto e busca um oferta específica.
camerasdslr
Câmeras Digital Single Lens Reflex – DSRL



  • Lentes intercambiáveis: sei lá, já vi de tudo acontecer. O preço pode chegar até a baixar muito, principalmente em modelos mais antigos (mas ainda plenamente funcionais) ou em lentes de nicho, como as grandes angulares ou até mesmo algumas teleobjetivas longas. Não se esqueça que lentes não são fabricadas no Brasil portanto sentem muito a variação do dolar, algumas (muitas) são mais caras do que a própria câmera e as vezes só se prestam a um tipo de fotografia. Atualmente é mais fácil achar lentes no comércio de rua portanto aproveite e pechinche.
lentesintercambiaveis
Lentes intercambiáveis



  • Lojas Online: todo mundo sabe que é preciso tomar cuidado com lojas online mas no caso de equipamento fotográfico ou celulares o cuidado deve ser dobrado pois você pode estar comprando contrabando, produtos usados e só Deus sabe mais o quê. Algumas grandes redes de venda usam um sistema chamado “Marketplace” onde eles anunciam e vendem o produto mas é um outro comerciante associado que entrega a mercadoria. Atualmente os melhores sites tem um sistema de rastreamento dessas vendas e até se responsabilizam pelo cancelamento da compra caso o cliente tenha problemas, mas mesmo assim não custa ter cuidado.

 

  • Loja físicas: Em algumas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre ainda é possível encontrar lojas de rua vendendo material fotográfico. Se você tem tempo e disponibilidade dê um passeio sem compromisso por essas lojas. Em São Paulo existe ainda a região da rua Sete de Abril bem como um núcleo novo de lojas na Avenida Ipiranga com Santa Efigênia. Existem também os boxes nas famosas “feirinhas” da Avenida Paulista, mas tome cuidado com a origem do equipamento.

 

  • Marcas que não existem mais: por incrível que pareça a Samsung extinguiu a sua linha de câmeras e lentes mesmo tendo ganhado vários prêmios de melhor equipamento com a sua NX-1 e a NX500 em 2015. No Brasil a Samsung chegou a fabricar vários modelos como a NX1000, NX300 e NX30, ótimas câmeras mirrorless. Dizem que a Nikon D500 recém lançada ainda não é páreo para a NX-1 de 28Mpx com sensor APS-C do tipo BSI, então se uma delas aparecer na sua frente, sei lá…

 

linhasamsungnx
Linha de câmeras NX descontinuada pela Samsung

 

Bem, de qualquer maneira é preciso tratar com cuidado a Black Friday, afinal dependendo do que gastarmos vamos lembrar dessa sexta-feira por muito tempo.



One thought on “Cuidado ao comprar sua câmera ou celular no Black Friday

  • Muito boa e esclarecedora esta matéria. Precisava comprar 2 smartphones e não esperei a Black Friday porque o que eu queria não participaria da promoção. Comprei hoje no site do fabricante e MX6, da Meizu. Um xing-ling de responsa. Acho que não vou me arrepender…

Fechado para comentários.