CâmerasTutoriais

Você sabia que existe diferença entre os JPGs produzido pelas câmeras?

Pois é, muita gente não sabe mas as vezes pode haver muita diferença entre arquivos JPGs produzidos por câmeras diferentes.

Alguns fabricantes são conhecidos pela qualidade de cor e detalhe das imagens gravadas no JPG enquanto outros quase que obrigam o fotógrafo a capturar a imagem em arquivo RAW (as vezes chamados de arquivo cru ou negativo digital) para depois exportar a imagem.

O canal canadense The Camara Store colocou mais um de seus famosos testes no ar. Dessa vez o fotógrafo Chris Niccolls testa equipamentos da Canon, Nikon, Sony, Fuji, um iPhone, Pentax, Olympus e Panasonic para tentar descobrir qual ” renderiza” o melhor JPG.

JPG é uma questão de gosto. Mesmo nos smartphones existe diferença em como o arquivo é gravado. Sua câmera pode ser boa mas se não produz um JPG de qualidade o pós processamento da imagem (usando o Photoshop, O Lightroom, etc) pode ser longo e cansativo ou frustrante.

Eu gostava muito dos JPGs criados pelos equipamentos Nikon mas depois que comecei a usar os da Fuji parei de editar em RAW. Até gravo os dois arquivos ao mesmo tempo (RAW+JPG) só como garantia mas o JPG da Fuji permite uma recuperação de sombras, por exemplo, tão eficiente quanto no arquivo RAW (tenho provas, em breve faço um post sobre isso!)

Bem, o video do The Camera Store é meio longo (21:00 min) mas para quem tem interesse na área vale a pena ver.

 


Obs.:Como sempre indicamos o video está em inglês mas você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Você sabia que existe diferença entre os JPGs produzido pelas câmeras?

  • Até hoje achava que era tudo igual. Um padrão produzido por um único algoritmo. Mas RAW é tudo igual ou também varia?

  • RAW também varia, dependendo do padrão ou do fabricante, na quantidade de informação que carrega, no nome e tamanho do arquivo além da possibilidade de ser aberto em um ou outro software. Valeu a pergunta, vou agendar um post sobre o assunto que é bem extenso. Abçs

Fechado para comentários.