celulares e smartphonesExclusivo

Celulares com câmera do passado: Nokia N95

Poucos celulares com câmera foram tão famosos quanto o Nokia N95. Lançado em 2007 tinha uma câmera de 5.0 megapixels que ainda impressiona pela nitidez das fotos que produzia.

O N95 utilizava a interface gráfica do sistema Symbian e de certa maneira, apesar de não ter tela de toque, é um dos pais dos smartphones.

O conjunto ótico era projetado pela Carl Zeiss contendo Flash LED, sensor CMOS de 2592 x 1944 pixels e zoom digital de 20x. A distância focal era de 5.6mm (equivalente a 35mm numa câmera de filme) e velocidade de captura entre 1/1000 de segundo e 1/4 de segundo.

A câmera recebia cartões de memória MicroSD e Micro SDHC até 32gb, o que era uma novidade e tanto para a época.

Explosion - Carl Jones - 2007
Explosion – Carl Jones – 2007

Havia também uma câmera secundaria para chamadas de video (o que chamamos atualmente de câmera de selfies) com 320×240 pixels. A câmera principal gravava videos em VGA (640×480 pixels a 30 quadros por segundo).

O formato de slider do teclado era muito confortável e nas primeiras versões do N95 a câmera podia ser ativada por uma alavanca que rodeava a lente e que também abria a proteção da objetiva.

O disparo era feito por um botão dedicado de duas fases que ficava na lateral do aparelho. O zoom digital era ativado pelos botões de volume.

Na realidade usar a câmera do N95 era muito fácil e rápido. Como o celular era muito pequeno (comparado aos smartphones atuais) chamava pouca atenção e podia ser utilizado em qualquer lugar sem grandes problemas.

Na internet ainda é possível encontrar alguns dos grupos de usuários que se formaram para compartilhar suas imagens. Algumas delas são impressionantes para um celular lançado em 2007.

Alan - The view from the queue for the Portalloo - 2008
Alan – The view from the queue for the Portalloo – 2008

Esse é o caso das imagens encontradas no Flickr.

Job Earth - Simplicity of love - 2008
Job Earth – Simplicity of love – 2008

No youtube ainda é possível encontrar a análise feita pelo site Phone Arena que mostra todas as características do aparelho.

O Nokia N95 foi tão importante para sua época que hoje é possível encontrar à venda uma cópia desse aparelho feita na China. Utilizando um sistema operacional alternativo o aparelho parece mesmo o N95 mas não tem a mesma qualidade nem a funcionalidade do celular original.

Nas Alturas - Ricardo Hage - 2008
Nas Alturas – Ricardo Hage – 2008

Minha experiência com o Nokia N95 é muito boa e fiquei com vontade de fazer um ensaio fotográfico atual feito com esse celular com câmera do passado. Quem sabe em breve?

One thought on “Celulares com câmera do passado: Nokia N95

Fechado para comentários.